domingo, 31 de agosto de 2014

Escaladas no Sul do Paraná

Estou aqui pra comentar à respeito de algumas escaladas no Sul do Paraná, mais precisamente na região entre Campo do Tenente e Rio Negro, são lugares de rocha arenítica de boa qualidade, em que estão sendo abertas algumas vias, porém lentamente, devido à falta de mão-de-obra (rs), isto é, aqui tem muito trabalho pela frente, muito potencial.
Vale frisar que são locais mais inóspitos com presença de abelhas, cobras, pássaros, bugius, etc e com acessos confusos e sem presença humana próxima, quer dizer: em caso de algum acidente é necessário se virar por conta, pois muitas vezes nem sinal de celular há.
A região é recortada por estradinhas de extração de pinus, um labirinto... e recomenda-se escalar apenas em fins de semana e não acampar nos locais.
O Setor "Matão do Caçador" é o antigo chamado de "Black River Jorge" e também "Estrada pro Lageado", pois o nome "Matão do Caçador" é o já existente do local e após descobrir isso achei por bem manter o nome local, já o Setor "Lagoa do Cerro" trata-se do nome local mesmo.
A região também é muito boa para a prática do mountain bike, a subida em direção à Lagoa do Cerro é de educar as pernas, leve água o suficiente pois os córregos locais não são recomendados para consumo humano, bem como leve alimento (barra de cereal, gel, sanduíche, etc) pois existe grande probabilidade de perder-se e a distância pedalada pode aumentar consideravelmente, um gps com pontos chave plotados previamente (pelo menos onde deixou o carro) vai muito bem para minimizar problemas de orientação, sempre deixar alguém avisado do percurso pretendido, pois um acidente por lá provavelmente demoraria muito para alguém lhe encontrar ao acaso, e talvez algum animal lhe encontrasse antes, já foi vista sussuarana (onça-parda) na região.
Não é algo para amedrontar, mas sim para tornar consciente da realidade da região, que proporciona belos passeios com seus devidos cuidados.



Um comentário:

  1. Mais dois projetos à caminho, hj terminei de equipar uma via mista: a "Soneca de Escorpião", chuto no olhômetro algo tipo 8b, e bati a parada numa parede que já inspecionei e vi que dava linha: a "Chá com Bolacha", chuto no olhômetro algo tipo 9a/b.
    Vamos ver qquer hora.

    ResponderExcluir