sábado, 10 de março de 2012

Setor Matão do Caçador - Rio Negro

Conquista da "Arco de Buhl"

Taylor na "Arco de Buhl"
Élcio na "Arco de Buhl"
No dia 10 de março de 2012 estivemos abrindo mais uma via no Setor Matão do Caçador, segue abaixo relato do Andrey Romaniuk extraído de seu blog, TradFriends.com.

Neste sábado passado estivemos novamente no setor Matão do Caçador, localizado em Rio Negro – PR. Junto dos comparsas Elcio Muliki e Taylor Thomaz, tivemos o privilégio de concluir um projeto antigo do Taylor, abrindo a bela linha batizada de “Arco de Buhl”, em menção ao ousado montanhista Hermann Buhl.
A linha segue uma belíssima fenda em arco para a direita, protegida em móvel integral, de movimentação constante e dura. Todos os movimentos já foram livrados, e agora aguarda mais repetições e uma cadena para confirmação do grau, que estimamos em 8c.
“Arco de Buhl” (8c) – Aberta por Andrey Romaniuk, Elcio Muliki e Taylor Thomaz em Março/2012
Também iniciamos um projeto na parede em frente a “Arco de Buhl”, em uma fenda estreita em diagonal, porém não foi possível a conclusão por estar com o final molhado.

Élcio no projeto em frente à "Arco de Buhl"

Depois de muito trabalho na abertura da “Arco de Buhl”, e no projeto em frente, resolvemos repetir outra via já aberta no setor por um pessoal de Joinville, que também andou por aquelas bandas. Se não me engano a via se chama “Um dos sete”, sendo de proteção mista, pois possui duas chapas na saída. Percebemos a possibilidade de proteção natural, e assim decidimos tentá-la em móvel integral, sem usar as duas chapas da saída. Esta decisão foi possível, e a linha dos vizinhos de SC mostrou-se muito bacana e de movimentação interessante, que com um pouco mais de ousadia é possível ser escalada em móvel integral, vai da opção de cada um.

Élcio isolando as chapas da "Um dos Sete"

Camaradas da trip

O setor já conta com 5 vias abertas e alguns projetos que prometem muita diversão e vias duras. Isso sem contar as outras paredes da região!